Projeto Arquitetônico

Projeto Arquitetônico.png

O projeto arquitetônico é o esboço do projeto, essencial para qualquer edificação. Ele é definido como a materialização de uma ideia ou do espaço imaginado pelo cliente.

 

Com o projeto arquitetônico é possível verificar a melhor maneira de atender as necessidades de um potencial cliente ou até mesmo poder prever e/ou solucionar os problemas que podem surgir durante o processo.

 

Ele é composto por algumas fases, são elas: implantação; plantas de cobertura; planta baixa; cortes e elevações; e layout gráfico.

 

Projeto Estrutural

Projeto Estrutural.png

Um projeto estrutural é um projeto complementar ao arquitetônico cujo foco é o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes).

 

Através de cálculos específicos e criteriosos, o engenheiro responsável definirá quais as dimensões e, também, qual o tipo de estrutura é a mais adequada para o seu projeto, pois, para cada tipo de terreno e/ou cada tipo de edificação é necessário um tipo específico de estrutura.

As estruturas podem ser feitas de diferentes materiais, as mais comuns utilizadas por aqui são: madeira, aço, concreto pré-fabricado, concreto e aço.

Independente do tipo de terreno, sendo plano, com grande aclive ou declive, e do número de pavimentos da sua construção, do tipo de construção, é importante contratar um projeto ou cálculo estrutural para garantir sua segurança física e financeira

 

Projeto Elétrico

Projeto Elétrico.png

O projeto elétrico é a representação gráfica e escrita bem detalhada das instalações elétricas de uma construção.

 

Ele é responsável por dimensionar e quantificar toda a instalação elétrica, determinando onde estarão todos os pontos de tomada e iluminação, determina o trajeto dos conduítes, faz a divisão dos circuitos e dimensiona todo o projeto, tudo isso levando em conta as necessidades de cada cliente e as normas vigentes.

 

O projeto hidrossanitário é o mapeamento de toda rede de encanamento, uma ramificação da engenharia que se dedica a instalações hidráulicas e sistemas de esgoto.

 

Ou seja, entrada e saída de água quente e fria, pode conter até uma captação de água das chuvas para reaproveitamento, tipos de tubulações e suas aplicações dentre outros pontos importantes.

Projeto Hidrossanitário.png

Projeto Hidrossanitário

 

Projeto Preventivo Contra Incêndio

Projeto Preventivo Contra Incêndio.png

O PPCI (Plano de Prevenção e Combate a Incêndios) é um documento que descreve as ações adotadas em determinada construção para garantir a segurança das pessoas contra incêndios.

 

Ele define os espaços e sistemas da edificação para evacuar as pessoas de forma rápida em casos de emergência e iniciar o combate ao fogo em casos de princípios de incêndio.

Sistema de Alarme Contra Incêndio

Nazário Site.png

O sistema é constituído por detectores automáticos e são baseados na detecção de fumaça, chama ou calor. Também pode ser por acionadores manuais, esses por sua vez, atua na observação humana e no princípio do incêndio, nesse caso o alarme envia um alerta para uma central que ativa os sinais sonoros e visuais (sirenes).

Iluminação de Emergência

luzes de emergencia.png

O Laudo do Sistema de Iluminação e Sinalização de Emergência é o documento que atesta que determinada edificação possui o sistema de iluminação e sinalização de emergência com luminância conforme a respectiva legislação vigente. Neste Laudo consta várias informações, principalmente aquelas que garantem boas especificações de execução e detalhamento dos trechos que foram realizados. Deve-se utilizar equipamento certificado para elaboração do laudo técnico.

Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas

SPDA

SPDA.png

O Laudo de Inspeção do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA (Para-Raios), é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista) contendo os registros das inspeções, inspeção visual, medições do sistema de aterramento, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável).

Como funciona?

O potencial elétrico entre o solo e as nuvens cresce através do permanente escoamento de cargas elétricas para a terra. O sistema de proteção de descarga atmosférica (SPDA) oferece um caminho preferencial para as descargas elétricas que cai próxima, diminuindo o perigo de acidente envolvendo descarga elétrica.